quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reintegração de Ex Presidiários nas Sociedades
(FORA VIOLÊNCIA)

Detentos que já tenham cumprido sua pena e que estão se desligando do estabelecimento penal agora vão passar por programa especial que atende às suas necessidades básicas para reintegração à sociedade. Os programas de reinserção dão uma nova chance aos egressos do sistema penitenciário e reduzem o risco de que voltem a praticar delitos e praticar violência na sociedade. Instituído pelo conselho Nacional de Justiça, o começar de novo um dos principais projetos do Brasil para reintegração de ex-detentos.Desde sua criação, em 2009, já empregou mais de 2 mil ex-presidiários em empresas públicas e privadas.Parcerias com empresas do chamado Sistema S, como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão ajudando a acelerar a qualificação profissional, ensinando aos ex-presos ofícios como padeiro e eletricista


“Eles começam a desenvolver programas já dentro da penitenciária com os que são considerados pré-egressos, que estão a seis meses de conseguir algum benefício, já dentro da penitenciária, fazendo reuniões com os grupos temáticos falando sobre violência que ocorre à todo momento desvalorizando os valores da Sociedade/Cidades/Pessoas.




A gestora dos núcleos de prevenção à criminalidade diz ainda que é preciso sensibilizar a sociedade e instituições privadas para que possam agregar esses egressos para trabalhar. “Os penitenciários se queixam constantemente, em todos os encontros eles colocam essa dificuldade que têm, por isso que a grande maioria trabalha como autônomo”. No entanto, independentemente de quaisquer preconceito existente eles seguem em busca de paz para a sociedade e menos violência na vida de nós cidadãos.



Postador por: Larissa Guirra




Nenhum comentário: